Entre os dias 16 e 18 de Setembro de 2014, o Presidente da Igreja Messiânica Mundial de África, ministro Claudio Cristiano Leal Pinheiro, realizou visita missionária a província do Zaire. Como forma de preparação para a visita, os membros da província realizaram as seguintes atividades:

– Visita a seis municípios da província e duas comunas;

– Visitas e marchas dirigidas nas casas de membros e frequentadores;

– Limpeza de três unidades policiais e administrações locais;

– Limpeza nos terrenos da igreja;

– Formação de caravanas nos municípios para a recepção do presidente.

Município do Nzeto

No dia 16 de setembro, o presidente visitou o Núcleo de Johrei provisório do município do Nzeto, além do local onde está a ser construído o primeiro Johrei Center do município. Em seguida, visitou também o Polo Agrícola da região.

Município do Tomboco

No município do Tomboco, o presidente visitou o Núcleo de Johrei do Tomboco, onde foi recebido por 68 fiéis. Em seguida, visitou o local onde será construído o primeiro Johrei Center do município.

Município do M’banza Congo

Ao chegar ao município do M’banza Congo, o presidente visitou o Polo Agrícola da Comuna do Nkiende, de 5 hectares, onde foi recebido pelo Administrador Comunal e por 175 fiéis. Ao final da visita, o administrador local ofereceu outra parcela de terreno ao lado do Polo, a qual mede 3 hectares e é banhada por um rio.

No dia 17 de setembro, o Ministro Claudio realizou a Oração aos Antepassados no Johrei Center do M’banza Congo, dando início à marcha de Johrei. Estavam presentes 1.100 fiéis. No mesmo dia, o presidente e sua equipa ainda visitaram o local do futuro Centro de Aprimoramento do M’banza Congo, no M’fumo.

No dia 18 de setembro, o presidente visitou o Museu dos Reis do Congo, onde solicitou a permissão dos reis para que os messiânicos da província do Zaire assumissem a responsabilidade de manter a limpeza e a flor em todos os lugares históricos da província, como gratidão às suas raízes mais profundas.

Campanha de limpeza nos locais históricos

Com o intuito de seguir a orientação do presidente, no dia 22 de setembro, os membros do M’banza Congo realizaram uma grande campanha de limpeza nos locais históricos da região. A actividade foi realizada no Museu dos Reis do Congo e Yala Kuwu¹, na igreja Nkulimbimbi², no Sunguilo³, nos túmulos dos Reis, do Bispo Dom Afonso Teka e de Holden Roberto, primeiro presidente da FNLA (Frente Nacional de Libertação de Angola). A dedicação contou com a participação de 158 fiéis.

¹ Árvore centenária do município, considerada sagrada, que se localiza junto ao Museu dos Reis do Congo.

² Primeira igreja construída pelos portugueses na África Subsaariana.

³ Local para onde eram levados os corpos dos Reis após a morte.