Como parte do projecto de contrução dos banheiros da Escola de Agricultura Natural de Norokie, deu-se início à construção das fossas em Norokie. As fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico, nas quais são feitas a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto.

As fossas sépticas, uma benfeitoria complementar e necessária às moradias, são fundamentais no combate a doenças, verminoses e endemias – como a cólera -, pois evitam o lançamentos dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos, nascentes, ou mesmo na superfície do solo. O seu uso é essencial para a melhoria das condições de higiene das populações rurais.

Esse tipo de fossa nada mais é que um tanque enterrado, que recebe os esgotos – dejetos e água servidas -, retém a parte sólida e inicia o processo biológico de purificação da parte líquida – efluente. É preciso, ainda, que esses efluentes sejam filtrados no solo para completar o processo biológico de purificação e eliminar o risco de contaminação.

This post is also available in: Inglês, Francês