Salão Panorâmico, 2º andar, Museu Memorial Mokiti Okada

8 de abril de 2015

Bom dia a todos, e parabéns pela conclusão do Museu Memorial Mokiti Okada. Gostaria de começar expressando minha mais profunda gratidão aos nossos ilustres convidados por, apesar de estarem muito ocupados, disporem do seu tempo para participar dessa cerimónia, e pelo seu contínuo apoio e compreensão com nossas atividades. Ainda há pouco, tivemos um culto religioso para expressar nossa gratidão a Deus pela conclusão do museu e, agora, estou felicíssimo por realizar essa cerimónia de inauguração junto com todos os senhores. Gostaria de expressar minha mais sincera gratidão a todos aqueles que estiveram envolvidos no projeto e na construção do museu, incluindo o seu lindo jardim interno. Estou particularmente grato pelos senhores terem compreendido nossas ideias e aspirações para o museu e por as terem materializado de forma tão perfeita.

Para nós, esse ano marca o 80º aniversário da fundação da nossa religião. Tenho certeza que nossos líderes espirituais anteriores, assim como muitos reverendos e ministros que construíram os alicerces de nossa Igreja, estão realmente felizes pelo Museu Memorial ter sido concluído nesse ano comemorativo. Para nós, que admiramos, reverenciamos e amamos Mokiti Okada, ou Meishu-Sama, como o chamamos respeitosamente, a conclusão do museu que leva o seu nome nos traz enorme alegria. Gostaria de estender minha sincera gratidão e apreciação a todos os membros que contribuíram financeiramente para esse projeto e/ou que participaram como voluntários no trabalho de construção. Sem o seu grande esforço, nós jamais poderíamos ver a conclusão do museu.

Aos convidados que fizeram um tour pelo museu ainda há pouco, gostaria de dizer algo. Esse museu memorial acabou de ser inaugurado hoje. Assim como o nosso fundador, que sempre trabalhou duro para progredir continuamente durante toda sua vida, eu estou determinado a melhorar a forma como utilizamos esse espaço, e o que nele exibimos. Portanto, por favor visitem o museu de tempos em tempos.

Mokiti Okada nos deixou uma caligrafia que diz: “O Paraíso Existe Dentro do Meu Coração”. Sempre que vejo essa caligrafia, sinto que o nosso fundador está tentando nos ensinar que o paraíso – o verdadeiro lar de nossa alma – existe não só dentro de seu coração, mas dentro do coração de cada um de nós. Nosso fundador construiu três lindos jardins em Hakone, Atami e Quioto, que consideramos nossos solos sagrados, e que estão abertos ao público em geral. Acredito que ele nos deixou esses três jardins para que pudéssemos nos lembrar do paraíso que existe em nossos corações.

Mokiti Okada tinha um profundo respeito e admiração pela cidade de Quioto, sua beleza e história. Quando reflito sobre o fato do Museu Memorial ter sido construído nessa extraordinária cidade, sinto que o nosso fundador está tentando nos ensinar a importância de entender e apreciar a cultura e beleza de Quioto. Portanto, de mãos dadas com o povo de Quioto, estamos determinados a progredir e a continuar buscando a verdadeira essência do que o nosso fundador nos ensinou. Sinceramente, espero que aqueles que visitarem o Museu Memorial Mokiti Okada possam perceber o seu paraíso interior e sua perfeita serenidade, e sentir como se vivessem no paraíso, ou na “Casa da Tranquilidade”, como gostaria de chamar esse lugar.

Para finalizar, gostaria de, mais uma vez, expressar minha mais profunda gratidão aos ilustres convidados que estão presentes aqui hoje e solicitar o seu contínuo apoio.

Muito obrigado.

This post is also available in: Inglês, Francês