A 23ª edição do Acampamento Mundial de Escoteiros (World Scout Jamboree em inglês) aconteceu no Japão entre os dias 28 de julho e 8 de agosto de 2015.

foto1Este evento global, que ocorre a cada quatro anos, é promovido pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro, instituição com mais de 40 milhões de jovens em todo mundo. O Líder Espiritual da Igreja Messiânica Mundial, Kyoshu-Sama, é Conselheiro Especial da Associação de Escoteiros do Japão. Participaram do evento, que não acontecia naquele país há 44 anos, 33.628 pessoas vindas de 155 países e de alguns territórios.

O movimento escoteiro tem como um dos seus objetivos principais o aprofundamento da fé. Por isso, foram preparados espaços onde religiões como o Cristianismo, Islamismo, Budismo e demais grupos religiosos divulgaram suas doutrinas através de painéis de exibição.

foto2A Igreja Messiânica Mundial também utilizou este espaço para divulgar sua doutrina aos escoteiros e demais participantes do evento, através dos textos preparados por Kyoshu-Sama: “O que é a Igreja Messiânica Mundial”, “O Símbolo da Igreja Messiânica Mundial” e “Palavras de Oração”.

Confira a seguir os materiais na íntegra:

O que é a Igreja Messiânica Mundial?

Nós, membros da Igreja Messiânica Mundial, temos como objetivo nascer de novo como verdadeiros filhos de Deus, seguindo os passos de nosso fundador, Mokiti Okada (1882-1955).

Todos nós nos tornamos filhos de nossos pais terrenos através de nosso nascimento físico. Hoje, acreditamos que precisamos nascer, mais uma vez, como verdadeiros filhos de Deus, reconhecendo que nosso verdadeiro Pai é o Deus vivo e eterno.

Da mesma forma que nossos pais terrenos nos deram um nome ao nascermos, Deus nos deu um nome quando Ele nos concebeu no paraíso.

Acreditamos que esse nome é “Messias” e que todos os seres humanos nascem na Terra para se tornarem verdadeiros filhos de Deus – Messias.

Para que sejamos aceitos por Deus como Seus verdadeiros filhos, acreditamos que precisamos nos esforçar conscientemente para direcionar nossos corações a Deus em nosso dia-a-dia.

Nosso fundador nos ensinou três práticas para conseguirmos isso:

  1. O Johrei. Canalizamos a luz de Deus para a cura do próximo.
  2. A Agricultura e Alimentação Natural. Promovemos a produção e/ou consumo de alimentos livres de pesticidas e produtos químicos.
  3. A Arte. Nos esforçamos de várias formas para apreciar a arte e a beleza, inclusive através da prática das artes.

O poder da cura, o poder de dar vida a tudo na Natureza e o poder da criatividade pertencem todos a Deus.

Através dessas atividades, nos esforçamos conscientemente para louvar e glorificar a Deus, reconhecê-Lo como o Criador e atribuir a Ele tudo o que acontece em nossa vida.

Acreditamos que esse esforço gradualmente fará com que cresçamos para nos tornarmos aquilo que precisamos ser, isto é, verdadeiros filhos de Deus – Messias.

O Símbolo da Igreja Messiânica Mundial

foto3

Esse símbolo representa Deus e Sua obra de Criação.

O círculo dourado no centro é Deus. De Deus, no centro, Sua luz emana, permeia e ilumina a Terra e todo o Universo, como indicam as linhas que irradiam do centro.

A iluminação de tudo é a primeira fase da Criação de Deus.

A segunda fase da Criação consiste em acolher de volta tudo aquilo que Deus iluminou, como indicado pelas mesmas linhas que, agora, convergem de volta para o centro.

As linhas primeiro irradiam para fora e, depois, convergem de volta para o centro.

Tudo parte de Deus, e tudo retorna a Ele. Essa é a obra de Criação de Deus.

Acreditamos que Deus vive dentro de nós, e Sua obra de Criação se desenvolve no interior de cada um de nós, sem interrupção.

Nós damos grande importância a esse símbolo para louvarmos a Deus e Sua contínua obra de Criação.

Mais importante ainda, veneramos esse símbolo para lembrarmos a nós mesmos que, como todas Suas outras criações, Deus nos concebeu no paraíso e está, agora, tentando nos acolher de volta em Seu paraíso.

Se pudermos ser acolhidos de volta no paraíso de Deus, poderemos nascer de novo como Seus filhos, como Messias.

Acreditamos ser essa a missão dos seres humanos, e reverenciar esse símbolo nos faz lembrar nossa missão.

Palavras de Oração

Deus, eu reconheço que o Senhor está vivo.

Dentro de mim, o Senhor está vivo.

Eu Lhe agradeço por me criar e educar para que eu me torne Seu filho.

Que essa benção seja compartilhada com todos.

Eu me entrego ao Senhor.

Por favor, me use conforme a Sua vontade.