A Igreja Messiânica Mundial cria e difunde uma cultura espiritual em interacção com o desenvolvimento da cultura material, tendo por finalidade o advento do Paraíso Terrestre.

Não há dúvida de que Paraíso Terrestre é uma expressão que se refere ao mundo ideal, onde não existem doença, pobreza e conflito. O Mundo de Miroku[1], anunciado por Buda Sakyamuni[2], a chegada do Reino dos Céus, profetizada por Jesus Cristo, o Mundo de Serenidade e Paz, proclamado por Nichiren[3], e o Pedestal do Néctar, idealizado pela Igreja Tenrikyo[4], têm o mesmo significado do Paraíso Terrestre que nós proclamamos. Entretanto, a diferença é a questão do tempo, que não foi anunciada por nenhum dos fundadores. Por meio da Iluminação espiritual, intuí que esse tempo está muito próximo. E o que isso significa? Que é iminente o momento da Destruição da Lei Búdica[5], prevista por Buda, e do Fim do Mundo ou Juízo Final, profetizados por Jesus Cristo.

Seria uma felicidade se o Paraíso Terrestre pudesse ser estabelecido sem que nada precisasse ser mudado. Contudo, como se trata da construção de um mundo novo, ideal, é indispensável que se faça uma prestação de contas do velho mundo. É como na construção de uma nova casa, quando se fazem necessárias a demolição da casa velha e a limpeza do terreno. Naturalmente, existirão muitas coisas úteis da casa velha que serão poupadas. Evidentemente, esta selecção  será feita por Deus. Portanto, para que o ser humano seja preservado, é necessário que ele se torne útil para o novo mundo. Dessa forma, poderá ultrapassar facilmente a grande fase de mudança, e isso significa ser aprovado no exame divino. A seguir, explicarei a respeito da fé como o único caminho para tal.

As qualificações para ultrapassar essa fase de grande transição do mundo são: 1) ser saudável, livre de doenças; 2) estar livre dos sofrimentos da pobreza; 3) amar a paz e ter aversão ao conflito. Ou seja, ser uma pessoa capaz de viver em um mundo isento de doença, pobreza e conflito.

Deus não só resguardará aqueles que tiverem essas três grandes qualificações, como também se utilizará deles como pessoas capacitadas para o mundo que irá surgir. Certamente, creio que não há discordância entre os desígnios de Deus e os ideais do ser humano. Existiria, então, uma maneira para obtermos essas três qualificações? Nossa religião se empenha para ensinar e conduzir as pessoas a adquirir tais qualificações bem como transmitir-lhes as bênçãos de Deus.

5 de setembro de 1948

 

____________________

[1]  Mundo de Miroku: Refere-se à vinda do Buda do futuro (Miroku ou Maitreya), que ocorrerá quando os ensinamentos de Buda Sakyamuni tiverem sido esquecidos, para dar início a uma nova era e transformar este mundo em paraíso.

[2] Buda Sakyamuni: Título referente a Sidarta Gautama (563 a.C. – 483 a.C.), cujos ensinamentos deram origem ao Budismo na Índia.

[3] Nichiren: Nichiren ou Nichiren Shonin (1222-1282) é o nome pelo qual ficou conhecido o monge budista japonês Zesho-bo Rentyo.

[4] Igreja Tenrikyo: Religião japonesa fundada em 1838 por Miki Nakayama (1798-1887).

[5] Destruição da Lei Búdica: Refere-se à época em que, segundo a tradição do Budismo Theravada, a humanidade esquecerá as leis de conduta moral de Buda Sakyamuni.