Chamo-me Ermênio Pedro Quiala Lusambo, lusambotenho 34 anos de idade, resido no bairro Calemba II e dedico como encarregado de experiência de fé no Núcleo de Johrei Calemba II.

Conheci a I.M.M.A em Março de 2000, por intermédio do meu tio Afonso Muanza, também membro da nossa Igreja.

Ingressei na Igreja Messiânica apenas por ter sido aconselhado pelo meu tio, por obediência comecei a frequentar a casa de Johrei do Catambor, onde fui orientado a:

  • Receber 10 Johrei por dia;
  • Manter a flor de luz em casa;
  • Fazer o auto-exame da fé;
  • Assistir aos cultos;
  • Limpar o banheiro.

Apesar de algumas dúvidas, pratiquei e vivenciei resultados surpreendentes no meu desempenho académico, tendo transitado de classe sem dificuldades.

No ano seguinte, fui estudar no Soyo, província do Zaire, como não havia a igreja naquela cidade, voltei a praticar a fé católica, somente em 2003 tivemos a permissão de abrir um núcleo de Johrei junto com o Irmão Gustavo dos Ramos Martins. No dia 23 de Dezembro de 2003, fui outorgado o Sagrado Ohikari.

Após o término da minha formação média, retornei à Luanda onde passei a dedicar no Johrei Center Sapú Sinha Moça, na locução e ensino até 2010. Em virtude de várias purificações, decidi abandonar a fé messiânica. Assim sendo, comuniquei a minha decisão ao Ministro, que aconselhou-me a não desfazer-me do Ohikari. Em consequência da minha decisão, os meus irmãos que havia encaminhado também seguiram o mesmo rumo. No entanto, passei a frequentar outra denominação religiosa. Influenciado pelas pregações dos pastores, decidi desfazer-me do Ohikari.

No dia 06 de Junho de 2017 quando dirigia-me ao serviço, após descer do táxi, senti uma tontura e cai, recobrando as forças comuniquei o sucedido à minha esposa e imediatamente no deslocamos à Clinica. Através dos exames médicos, diagnosticaram-me febre tifoide de 360%. Mesmo com os tratamentos médicos e caseiros a base de limão e mel, não verificava melhoria satisfatória. O meu quadro clínico modificou para fortes e constantes vertigens, que impediam-me de exercer as minhas actividades laborais. busquei outra opinião médica, feito os exames constatou-se que tinha hepatite B.

Devido a purificação decidi frequentar novamente a Igreja Messiânica. Com o cumprimento das práticas básicas, a purificação acelerou e já não conseguia caminhar longas distâncias. Graças o acompanhamento incansável da responsável da unidade, que orientou-me a materializar um donativo  especial de gratidão pela purificação. Após materializar o donativo, melhorei consideravelmente. Na consulta médica, constatou-se que a carga viral da hepatite estava acima do normal, a referência de uma hepatite inactiva é de 2000 vírus, mas eu tinha cerca de 3600.

Com recebimento de Johrei e a prática de orientações básicas da fé messiânica, a minha saúde vem melhorando a cada dia.

Com essa experiência de fé, aprendi que devemos ser obedientes no cumprimento das orientações recebidas e que o Johrei é realmente a medicina do século XXI.

Por permissão do Supremo Deus e do Messias Meishu-Sama, pratico o dízimo, donativo de construção e estou A materializar o meu donativo de reoutorga.

Agradeço ao Supremo Deus, ao Messias Meishu-Sama e aos meus antepassados pela permissão de conhecer este maravilhoso caminho da salvação.

Aos ministros, responsáveis, membros, frequentadores e sem esquecer a responsável pelo acompanhamento incansável para o meu crescimento espiritual, os meus sinceros agradecimentos.