Como diz no Ensinamento “Deus é ordem”, no mundo espiritual existe uma rigorosa hierarquia divina: Supremo Deus = Trono de Kyoshu. Portanto, é natural que ao Kyoshu – que é o corpo principal da Igreja – é dado pelo Supremo Deus o poder divino necessário para a providência da Igreja, ou seja, o poder em relação à doutrina, aos ofícios religiosos, e ao poder de decisão sobre todos os outros assuntos administrativos da Igreja.

Nidai-Sama

Sem Meishu-Sama vivo, faz-se necessário um corpo físico que represente o Supremo Deus e por isso Meishu-Sama instalou no Trono de Kyoshu, o corpo material que o representasse. E Meishu-Sama trabalha vivo dentro de Kyoshu, tal como o ancestral de um actual chefe de família.

Nidai-Sama

Kyoshu-300x234A palavra “Kyoshu” significa “dono, senhor do ensinamento”. Assim, aquele que ocupa o Trono de Kyoshu, chamado de Kyoshu-Sama, além de ser o supremo orientador, tem a missão de ser o elo de ligação entre Meishu-Sama, que está no Mundo Divino, e os membros messiânicos, que se encontram no Mundo Material. Por isso, todos os pedidos chegam a Deus através dele.

O primeiro a ocupar o Trono de Kyoshu foi Meishu-Sama.

Nidai-Sama, Segunda Líder Espiritual

Yoshi Okada, esposa de Mokiti Okada, foi a Segunda Líder Espiritual. Após a ascensão de Meishu-Sama, em 10 de fevereiro de 1955, passou a ocupar o Trono de Kyoshu, sendo então chamada de Kyoshu-Sama.

Durante sua atuação, além de um grande trabalho de expansão, foi responsável pela instituição do Sorei-Saishi, ofício religioso de assentamento e sagração dos Ancestrais. Quando ascendeu ao Mundo Espiritual, em 24 de janeiro de 1962, passou a ser chamada de Nidai-Sama.

Os Ensinamentos possuem profundidade e amplitude infinitas e por isso podem ser interpretados de numerosas formas, de acordo com o grau de inteligência da percepção verdadeira de cada pessoa, ora de modo profundo, ora de modo superficial, e por isso se não forem reunidos sob a autoridade doutrinária do Kyoshu e se uma orientação padronizada da Sede Geral não for dada, as interpretações ficarão diversificadas e não poderíamos assegurar que seja inviável a ocorrência de uma fragmentação.

Nidai-Sama

Sandai-Sama, Terceira Líder Espiritual

Itsuki Okada, filha de Meishu-Sama, foi a Terceira Líder Espiritual. Durante sua atuação, institui a Academia de Ikebana Sanguetsu, seguindo o estilo de vivificação floral preconizado por Meishu-Sama. Realizou também a consagração do Solo Sagrado de Guarapiranga, no Brasil, em viagem missionária em 1998.

Em fevereiro desse mesmo ano, manifestou seu desejo de transferir o Trono de Kyoshu a seu sucessor, Yoichi Okada. A partir de então, passou a ser chamada de Sandai-Sama.

Sandai-Sama ascendeu ao Mundo Espiritual em 4 de setembro de 2013.

Kyoshu-Sama, Quarto Líder Espiritual

O atual Kyoshu-Sama, Yoichi Okada, é o quarto líder espiritual da Igreja Messiânica Mundial.

Por meio do reconhecimento da divindade de Meishu-Sama e da unificação da Obra Divina, desejo cumprir o dever de Líder Espiritual, orando sinceramente a Meishu-Sama pela Sua proteção, com o objetivo de nos tornarmos uma ultra-religião.

Kyoshu-Sama, em 4 de fevereiro de 1998

This post is also available in: Inglês, Francês, Russo, Chinês