Mokiti Okada, cujo nome religioso é Meishu-Sama – Senhor da Luz, nasceu no dia 23 de Dezembro de 1882, no bairro de Hashiba, na cidade de Tóquio, Japão.

Na época do seu nascimento, a sua família vivia na pobreza. Eram cinco pessoas morando em uma humilde casa de aluguel que tinha apenas dois quartos.

Na adolescência, Mokiti Okada ingressou no Curso Preparatório da Escola de Belas Artes de Tóquio. A pintura era seu grande sonho, mas, devido ao surgimento de um problema na visão, não pôde seguir esse caminho. A sua juventude foi marcada por uma série de doenças, como pleurisia e tuberculose, chegando a ser desaconselhado pelos médicos. Assim, o seu ânimo para a vida diminuía dia após dia, até que decidiu adoptar uma dieta à base de vegetais. Milagrosamente, ficou curado.

Aos 20 anos, Mokiti Okada começou a se interessar por um estilo de artesanato feito em laca, denominado Maki-e. Assim, mais tarde, quando veio a se tornar um grande empresário, alcançou grande sucesso após a criação do Diamante Assahi, utilizado na confecção de adorno para cabelo, inspirado justamente na arte do Maki-e. Por volta de 1916, aos 33 anos, a sua loja se tornou uma das melhores do ramo, com sólida posição e prestígio.

No entanto, inúmeras dificuldades começaram a surgir em sua vida familiar e empresarial, levando-o a experimentar o sabor amargo da perda de pessoas muito próximas e uma falência comercial. 

Por esse motivo, ele começou sua busca pela espiritualidade e tornou-se religioso. Durante sua trajectória religiosa ocorreram factos que o levaram a perceber a missão que Deus havia lhe destinado.  

Em 1926, recebeu uma revelação Divina e, conscientizando-se da sua missão, alcançou o que se denomina estado de Kenshinjitsu. O grau de Kenshinjitsu pode ser comparado a alguém que alcançou o cume de uma pirâmide. Estando nessa altura máxima, a pessoa é capaz de olhar para todas as direções e conseguir uma visão ampla e total do conjunto. Assim, quanto mais alta for a pirâmide, maior será a extensão observada.

Em 1931 recebeu a revelação, no topo do monte Nokoguiri, sobre a Transição da Era da Noite para a Era do Dia. Sobre isso, explicou: “A transição da noite para o dia no Mundo Espiritual ocasionará uma experiência inédita para a humanidade. Uma grande, espantosa, temível e ao mesmo tempo feliz mudança está para ocorrer, e seu sinais já estão aparecendo.”

Em 1935, instituiu a Igreja Messiânica Mundial. Faleceu a 10 de Fevereiro de 1955, deixando um grande legado para toda a Humanidade.

Toda sua Obra se desenvolveu através da criação do Johrei, do desenvolvimento da Agricultura Natural, da Ikebana Sanguetsu (arranjos florais) e da construção de protótipos do Paraíso Terrestre nas cidades de Hakone e Atami no Japão. Além disso, deixou uma série de Ensinamentos, os quais revelam os erros da cultura egoísta e materialista, construída ao longo da história Humana, e o caminho para a construção de uma nova cultura, material e espiritualmente desenvolvida.

This post is also available in: Inglês, Francês, Russo, Chinês