A realidade da criança africana exprime a urgência de ações e mobilizações em diversas esferas, desde o individual, comunitário, governamental, não-governamental e organismos internacionais.

A alimentação, a higiene, a educação e a saúde infantil são os principais pilares que norteiam os projectos da nossa Igreja. Todos eles fazem parte de um programa de ações denominado CriançÁfrica.

As actividades são desenvolvidas através de algumas práticas básicas da Igreja Messiânica, como o Johrei, a Horta Caseira e o Belo.

Através da prática do Johrei, a criança adquire uma maior conscientização sobre a sua natureza humana – espiritual, mental e física. O Johrei como prática da boa ação, do altruísmo, transfere à criança valores humanos como o amor e a gratidão.

Através dos ensinamentos de Meishu-Sama, orienta-se sobre questões relacionadas ao comportamento e às relações interpessoais, à importância da família e aos princípios da cidadania.

Através da prática da Horta Caseira, a criança recebe uma educação “viva”, onde o seu aprendizado provém do próprio exemplo da natureza. Aprende a respeitar e preservar os recursos naturais como o solo, a água, as plantas e naturalmente a conviver mais harmoniosamente com o seu semelhante.

Através da Alimentação Natural, a criança não só se liberta da desnutrição, como também sente o verdadeiro sabor dos alimentos, percebe o fortalecimento da sua saúde e da sua força natural de recuperação. Sente, assim, maior ânimo, maior disposição em apoiar sua família e ao mesmo tempo aumenta o desempenho em suas atividades escolares.

E através da prática do Belo, primeiramente numa esfera individual a criança aprende a cultivar sentimentos positivos como gratidão, compaixão, cooperação, sinceridade, e impede que sentimentos negativos como o ciúme, o ódio, a vingança, a inveja, a raiva e outros poluam o seu coração. Desenvolve também hábitos de higiene, ordem e limpeza ambiental. Na esfera de seus núcleos de convivência, a criança aprende a se relacionar melhor com seus familiares, seus amigos e seus colegas de escola.

As actividades que desenvolvemos são semanais, preferencialmente aos domingos, onde são realizadas aulas em todas as unidades religiosas. Existe também um programa de ensino religioso para as crianças que ingressam na fé messiânica.

This post is also available in: Inglês, Francês